O efeito Placebo e Âncoras
Apesar de ser um experimento simples, ele nos coloca frente a uma constatação científica que há muito tempo vem sido experimentada: Existe uma forte ligação entre corpo-mente-cérebro.
Um sistema imunológico fraco em decorrência de interações entre nosso sistema psíquico e imunológico frente a uma doença irá deflagrar a doença, e se a doença atacar mesmo quem tiver um sistema imunológico forte, a gravidade da doença poderá ser maior.
O estudo acima foi feito com ratos, e se baseia em um condicionamento entre um efeito desejado e um elemento externo desencadeador neutro. Quando falamos de seres humanos devemos incluir uma maior complexidade para entender o que pode ocorrer. Dois fatores parecem intensificar os efeitos de estimulos externos sobre a realidade interna:A linguagem, que pode ser um estímulo tão real e eficaz como qualquer outro e as Crenças, ou numa linguagem mais popular, o conjunto de expectativas de que algo possa realmente funcionar.
Um efeito muito estudado por médicos é o efeito placebo. Este efeito ocorre quando uma substância inativas causam o efeito esperado do medicamento. O efeito placebo não ocorre somente com medicamentos, mas sim a outros procedimentos médicos como cirurgias onde se anestesiava o paciente e só a pele era cortada. Em alguns casos o placebo funcionava melhor que a cirurgia médica.
Os cientistas hoje não chegam a uma resposta definitiva sobre como funciona o efeito placebo ou como funciona a conexão sistema nervoso-sistema imunológico. Mas nós podemos mesmo assim nos beneficiar desses efeitos.
Conhecer que um estímulo externo causa um efeito interno é de grande utilidade e podemos considerar uma das mais úteis dentre as ferramenta de mudança pessoal. Em PNL chamamos isso de âncora.
As âncoras são estímulos externos que eliciam uma resposta interna, seja ela mudança de humor, inicio ou fim de comportamentos ou reações. Todos os exercícios de PNL utilizam âncoras explicita ou implicitamente e a instalação delas é necessária para que gerem o resultado esperado.
As âncoras funcionam quer você queira, quer você não queira. É inevitável que ver algo de sua infância não lhe traga lembranças e muitas vezes sensações ou reações (como o choro). As âncoras são os gatilhos como uma foto, um odor, um toque, que vai eliciar algo interno.
…Continua…
Nenhum comentário:
Postar um comentário