quinta-feira, 17 de maio de 2007

PSICONEUROIMUNOLOGIA – Parte 1

A relação mente-Corpo e a PNL

A Psiconeuroimunologia é o estudo das relações entre o sistemas Psico-emocional e o sistema imunológico. Essas áreas médicas se desenvolveram separadamente, e nos últimos anos tem ganhado cada vez mais prestígio o estudo das interações entre esses sistemas afim de entender melhor a etiologia das doenças. Uma das conseqüências positivas é uma postura profiláxica ao invés de um visão de sintomas e de doenças.

Ela estuda a relação entre o nosso aparelho psíquico, estudado por psicólogos, psiquiatras, filósofos, etc, nosso sistema nervoso central, alvo de estudo de neurologistas, neurocientistas, psiquiatras e outros, com o sistema imunológico, que é alvo de estudo de muitas áreas médicas como imunologistas, alergistas, etc.

O nosso aparelho psíquico é a manifestação da nossa capacidade subjetiva e da capacidade de produzir pensamentos, é a parte não mensurável e puramente abstrata de nossa mente. Nosso sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e medula espinhal, corresponde a parte física-química. Já o sistema imunológico é um sistema complexo de proteção contra agentes externos e agentes invasores, constituído de gânglios, sistema linfático, células de defesa, hormônios anticorpos e outros.

O estudo dessa área ganhou destaque na década de 70 quando o o psicólogo Robert Ader e o imunologista Nicholas Conhem realizaram um importante experimento. Eles administraram em ratos remédios imunossupressores (drogas que diminuem a capacidade do organismo de se defender) junto com agua e sacarina. A administração dos dois juntos criou uma relação entre o sintoma: um sistema imunológico fraco com a agua adoçada. Com a suspensão do medicamento a relação da água com um sistema imunológico fraco persistiu, e a administração de agua adoçada fazia com que o sistema imunológico dos ratos ficasse fraco, provando que a mente exercia um papel decisivo na saúde em geral e que o condicionamento pode gerar um aprendizado inconsciente que pode levar a uma melhora ou piora na saúde.

Vocês conseguem enxergar alguma relação com PNL ?

…Continua…

Nenhum comentário: